O NOVO ANO ESCOLAR E O MUTIGESTOS NA ESCOLA

Começamos o ano escolar de 2017 no dia 12 de janeiro com um alto nível de ansiedade da minha parte. Eu estava muito focada no atraso na fala, então estava ansiosa para apresentar para a nova professora, o relatório que fiz sobre o desenvolvimento da Luisa, apontando todas as habilidades já adquiridas e indicando as suas “dificuldades”, que se resumiam unicamente ao atraso de fala.

Estava ansiosa para conversar sobre o Multigestos, mostrar o quanto estava nos ajudando e combinar uma forma de trabalharmos em conjunto com a escola para que o Multigestos também fosse usado no ambiente escolar, diante dos resultados positivos que estávamos obtendo.

A sala da Luisa no Maternal II era ao lado da sala em que ela esteve no Maternal I, então ela já conhecia a professora e a auxiliar de classe, pela proximidade na convivência. Isso foi ótimo porque Luisa já iniciou o novo ano letivo totalmente integrada. A turma de crianças também era basicamente a mesma, com a chegada de alguns alunos novos. Tudo muito familiar, tudo muito tranquilo. Luisa entrou na sala como se estivesse apenas voltando de um feriado letivo. Entrou, entregou sua mochila e lancheira e sentou nas esteiras para “ler” um livro, coisa que ela ama fazer. Depois foi pro quadro “escrever” (fotos abaixo):

IMG_1619

IMG_1615

IMG_1606

Nos dias anteriores, na apresentação dos pais, tentei falar com a professora sobre todos os assuntos que listei mentalmente, indiquei os links do Multigestos no Youtube e mostrei um vídeo da Luisa de 17 dezembro de 2016 para que ela visse como o Multigestos estava nos ajudando com a fala e até mesmo com a alfabetização e por essa razão o quanto era importante pra nós que o método também fosse utilizado na escola (vídeo abaixo, onde Luisa identifica e fala o A, meio que ainda sussurrando, com o auxílio das pistas sensoriais do método)  mas concordei com o argumento de que seria mais produtivo marcarmos um outro momento para a conversa.

Naquele primeiro contato com a nova professora e com as outras famílias, portanto, eu apenas conversei com os pais das outras crianças na roda de apresentação, pois havia pais novos, falei da Luisa, da síndrome de Down e principalmente das alergias alimentares, me colocando à disposição para qualquer situação.

No primeiro dia de aula tentei novamente mostrar o relatório e falar sobre o Multigestos, mas, novamente concordei que um outro momento seria mais adequado, pois estavam todos envolvidos na dinâmica da adaptação e definitivamente havia outras crianças que estavam precisando de uma atenção mais efetiva da professora e da auxiliar, por estarem iniciando na escola naquele momento, enquanto Luisa já estava completamente adaptada. Aliás, Luisa nunca esteve em adaptação pra dizer a verdade, porque já estava tão acostumada com as sessões de Terapia Ocupacional, muito similares ao que ela encontrou na dinâmica da escola desde o primeiro dia do Maternal I, que não houve um segundo sequer de estranhamento.

De qualquer modo, estávamos tão felizes com tudo, com a total adaptação da Luisa na escola, com a sinergia, com a alegria que ela demonstra quando está no colégio, com o quanto ela havia crescido (fiquei surpresa com a numeração do uniforme) enfim, eu estava tão agradecida por tudo, que não me importei de voltar mais uma vez pra casa com o relatório de apresentação da Luisa que eu havia preparado para a professora. O fato da equipe multidisciplinar que acompanha os alunos com deficiência ser a mesma, também ajudou. É essa equipe que avalia a Luisa, então, tudo que estava no meu relatório já era de conhecimento das profissionais que fazem o acompanhamento multidisciplinar, pois, realmente, há um trabalho bem próximo de observação. Assim, tudo o que eu teria a dizer, a equipe já sabia. Então que comecem os jogos 💟

Deixe um comentário